1 xícara (200g) de açúcar refinado
1/3 xícara de glucose de milho de cor clara – usei Karo
1/3 xícara (80ml) de água
1-2 gotas de óleo comestível de anis, canela, cravo, limão ou laranja – usei extrato de baunilha
gotinhas de corante comestível líquido vermelho, amarelo, azul ou verde
Pincele uma placa de mármore ou uma assadeira grande, de beiradas baixas, com óleo. Separe pelo menos 1 dúzia de palitinhos de madeira para pirulito.
Numa panela pesada, de fundo grosso, com capacidade para 2 litros, misture o açúcar, a glucose e a água. Mexa bem para incorporar. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver. Tampe a panela e ferva por 2-3 minutos. Destampe e acople um termômetro para doces na panela. Aumente o fogo para médio-alto e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a temperatura chegar a 143ºC. Se aparecerem cristais de açúcar nas laterais da panela remova-os com um pincel mergulhado em água morna.
Retire a panela do fogo e imediatamente mergulhe o fundo dela numa tigela com água fria para interromper o cozimento,removendo rapidamente para evitar que a mistura esfrie demais. Coloque sobre um pano de prato seco. Junte o sabor e corante da sua preferência.
Logo em seguida, usando uma colher grande de metal, derrame porções de doce sobre a assadeira/pedra preparada, formando círculos de pouco menos de 4cm de diâmetro*. Coloque um palitinho na mistura, girando-o levemente para fixar. Derrame uma gotinha de doce sobre o palito na extremidade dentro do círculo, para prendê-lo firmemente. Deixe os pirulitos em temperatura ambiente até firmarem completamente, cerca de 2 horas.
Embrulhe cada pirulito em celofane ou papel vegetal/encerado. Guarde num recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 mês.
* quando a mistura esfriou e ficou difícil de moldar, voltei a panela ao fogo médio, mexendo, até que o doce ficasse macio novamente (30 segundos, mais ou menos).
0 comentários:
Postar um comentário