terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Brigadeiro de Copinho

INGREDIENTES:

100 g de chocolate em barra meio amargo picado
1 caixinha de creme de leite
1 lata de leite condensado

Preparo da Receita:

Em uma panela pequena cozinhe o leite condensado e o chocolate em fogo baixo,mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (por 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30 ml). Espere esfriar, decore com granulado ou confeitos e sirva.

Semifreddo de Morangos

ingredientes

3 ovos
2 gemas
1 colher de sobremesa de baunilha
1 copo de açúcar (220 gramas)
2 copos de creme de leite fresco (500 ml)
600 gramas de morangos
2 colheres de sopa de açúcar

modo de preparo

1. Primeiro lave os morangos e depois corte os cabinhos. Não inverta a ordem pois se lavar os morangos depois de cortar os cabinhos, eles ficarão encharcados de água. Ponha os morangos na vasilha do processador, adicione as 2 colheres de açúcar e processe até formar uma calda. Reserve.
2. Numa vasilha grande, ponha os ovos, as gemas, o copo de açúcar e a baunilha. Prepare uma panela media, com 3 dedos de água dentro, e ponha a vasilha em cima. A vasilha não deve tocar a água. Ligue o fogo médio. Usando uma batedeira elétrica manual, ou um bom fouet (força nos braços!), bata o creme sem parar por uns 6 a 8 minutos, até ele triplicar de volume e formar uma mousse leve e clarinha. Cuidado para não deixar o creme desatento (i.e. sem bater, pois as gemas vão cozinhar!).
3. Retire a vasilha do banho-maria e continue batendo até o creme estar à temperatura ambiente, mais uns 6 a 8 minutos.
4. Agora bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Adicione delicadamente o chantilly ao creme de ovos. Despeje no pirex (35 cm).
5. Enfim a parte divertida! Com cuidado, vá entornado o creme de morangos por toda a superfície do creme. Pegue uma faca, ou um palito, e faça desenhos circulares, tomando cuidado para fazer movimentos de baixo para cima (como a calda de morangos é mais pesada, ela afunda no creme). Use toda a superfície do pirex. Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Retire do freezer e ponha na geladeira 30/45 minutos antes de servir.
O semi-freddo deve ser guardado no freezer, só sendo retirado um pouco antes de servir.

PÃO DE MEL RECHEADO

ingredientes

3 Gemas
1 Xícara(s) Açúcar
1/2 Xícara(s) Açúcar mascavo
1 Xícara(s) Leite morno
1/2 Xícara(s) Mel
2 Colher(es) de chá Canela em pó
2 Colher(es) de chá Cravo em pó
2 Xícara(s) Farinha de trigo
1 Xícara(s) Amido de milho maizena
1/2 Xícara(s) óleo
1 Colher(es) de chá Bicarbonato de sódio
1 Colher(es) de chá Fermento em pó
3 Unidade(s) Claras em neve
600 Grama(s) Doce de leite
1 e 1/2 Xícara(s) Nozes picadas
400 Grama(s) Chocolate ao leite hidrogenado derretido
400 Grama(s) Chocolate meio amargo hidrogenado derretido
A gosto Margarina doriana extracremosa
A gosto Farinha de trigo
A gosto Papel-manteiga

modo de preparo

Unte e enfarinhe 40 fôrmas para pão de mel (7 cm de diâmetro). Reserve.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºc).
Bata na batedeira as gemas, o açúcar, o açúcar mascavo, o leite, o mel, a canela e o cravo.
Acrescente alternadamente a farinha, o amido de milho maizena® e o óleo até que a massa fique homogênea.
Retire da batedeira e misture delicadamente o bicarbonato, o fermento e as claras.
Coloque nas fôrmas reservadas e leve ao forno por 25 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Desenforme e reserve até esfriar.
Em uma tigela misture o doce de leite e as nozes.
Corte cada pão de mel ao meio. Distribua o recheio em uma das partes e feche com a outra metade.
Em uma tigela, misture o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo.
Mergulhe o pão de mel no chocolate, banhando-o por inteiro. Deixe escorrer e coloque sobre uma superfície forrada com papel-manteiga para secar. Depois de secos, apare as rebarbas com uma tesoura. Sirva a seguir.
Se desejar, decore o pão de mel com nozes picadas depois de banhá-lo no chocolate derretido. Em dias quentes, leve o pão de mel à geladeira por 4 minutos, para secar.

Camafeu de Nozes com Chocolate

Ingredientes

2 latas de leite condensado
200g de nozes moídas
1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes para enrolar e cobrir

400g de chocolate meio amargo para cobertura
Água quente
40 pedaços inteiros de nozes
Óleo spray ou manteiga

Modo de fazer

Prepare o recheio: O recheio do camafeu pode ser feito no fogão ou no microondas.

No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o recheio agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar e soltar um pouco do fundo da panela. Retire do fogo e ponha em um prato fundo untado com óleo ou manteiga. Espere esfriar para enrolar.

No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais 3 vezes, agora deixando apenas por 1 minuto cada vez, até completar 7 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio do camafeu estará pronto. Vire num prato fundo untado com óleo ou manteiga e espere esfriar para enrolar.

Enrole os camafeus: Primeiro coloque um pedaço papel manteiga sobre a mesa ou bancada onde irá trabalhar, para poder colocar os docinhos enquanto esperam a cobertura. Deixe o óleo spray ou a manteiga por perto. Espalhe óleo ou manteiga nas mãos e com uma colherzinha pegue uma pequena porção de massa. Enrole-a e dê o formato do camafeu. Coloque-os sobre o papel manteiga um ao lado do outro. Sempre que achar necessário, torne a espalhar mais um pouco de óleo ou manteiga pelas mãos e continue enrolando os docinhos até terminar toda a massa.

DICA: O formato do camafeu de nozes é parecido com o do croquete, porém menor, pois parecerá maior quando receber a cobertura e a decoração com o pedaço de noz.

Prepare o chocolate: Com uma faca afiada raspe sobre uma tábua o chocolate até virar lascas finas. Divida o chocolate em 3 partes cada. Coloque duas partes numa tigela e reserve o restante. Primeiramente será derretido somente duas partes.

DICA: A faca e a tábua devem estar completamente secas. Respingos de água podem vir a comprometer a qualidade do chocolate.

Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Derreta o chocolate: Pode-se derreter chocolates em banho-maria ou no microondas.

Em banho-maria: Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba a tigela com o chocolate picado dentro. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Coloque sobre a água quente a tigela e aguarde até o chocolate começar a derreter. Então mexa com uma colher para ajudar no processo. Novamente tome cuidado para não respingar água no chocolate. Uma vez derretido, junte os chocolate picado que estava separado. Isso irá "resfriar" um pouco o chocolate dando-lhe maior brilho e resistência ao calor quando os docinhos estiverem prontos. Mexa novamente até derreter tudo completamente.

No microondas: Para derreter o chocolate no microondas, use sempre a potência média. Para derretê-lo, coloque-o no microondas por 1:30 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derrreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e ficar homogênio. Junte o chocolate separado e continue mexendo para que derreta também. Da mesma forma, que no banho-maria, esta etapa servirá para melhorar a qualidade do chocolate.

Termine os camafeus: Arrume uma grade de esfriar bolo sobre um pedaço de papel manteiga em cima da mesa, separe todas as forminhas e coloque-as próximas do local em que irá trabalhar.

Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe os docinhos no chocolate derretido e levante-os. Deixe escorrer um pouco e posicione-os sobre a grade para que possam acabar de escorrer e secar. Enquanto a cobertura de chocolate ainda está mole, decore com os pedaços inteiros de nozes. Quando secarem completamente, arrume-os nas forminhas de papel.

DICA: Lembre-se que os camafeus são docinhos maiores e que forminhas pequenas para docinhos convencionais não servirão. Elas devem ser um pouco maiores e quando estiver soltando-as, passe os dedos por cada uma de forma a 'esticá-las', dando o formato mais comprido para comportarem os camafeus melhor.

DICA: Use luvas para trabalhar com coberturas de chocolates, assim evita deixar marcas na superfície, pois podem derreter ligeiramente com o calor das mãos.

Doce de Banana com Canela

Ingredientes

18 bananas
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de canela em pó
250g de margarina

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a mistura e o pirex: Em uma vasilha pequena misture uniformemente o açúcar, a farinha e a canela e reserve. Unte todo o fundo de um pirex com um pouco de margarina.


Monte e asse o doce: Descasque e corte as bananas no sentido do comprimento à medida que fôr montando o doce, para evitar que elas escureçam. Forre todo o fundo do pirex com uma camada de bananas e por cima espalhe uma parte da mistura de açúcar, farinha e canela. Depois coloque alguns pedacinhos de margarina por cima e repita a mesma operação mais duas vezes, terminando com os pedacinhos de margarina. Leve ao fôrno pré-aquecido e deixe assar até que as bananas cozinhem e margarina e a mistura derretam. Sirva quente acompanhado de sorvete de baunilha se gostar.

Pé de Moleque

Ingredientes

750g de amendoim torrado
1 lata de leite condensado
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Modo de fazer

Prepare uma superfície: Unte uma assadeira ou uma superfície de mármore com óleo spray ou comum, ou ainda manteiga. Se preferir, forre com papel manteiga, facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira ou a superfície que irá usar e forrá-la.

Prepare os pés de moleque: Ponha uma panela no fogo e deixe aquecer. Quando estiver quente junte o amendoim e dê uma mexida com uma colher de pau. Depois coloque o açúcar e mexa sempre até o açúcar derreter um pouco e ficar com cor de caramelo. Acrescente a água aos poucos, sempre mexendo. Deixe cozinhar até ficar meio grosso e então coloque o leite condensado também aos poucos. Misture sempre até começar a aparecer o fundo da panela. Nesse ponto, retire do fogo, junte o bicarbonato e mexa até misturar bem. Com uma colher retire porções e coloque sobre a superfície untada para esfriar. Se quiser pode espalhar o doce todo sobre a superfície que escolheu e depois quando amornar e começar a endurecer, cortar pequenos quadrados com uma faca afiada.

Trufa Floresta Negra

Ingredientes para o recheio escuro

250g de chocolate meio amargo
250g de creme de leite fresco
1/2 xícara de licor de cereja
250g de manteiga sem sal amolecida

Ingredientes para o recheio claro

250g de chocolate branco
250g de creme de leite fresco
1/2 xícara de cereja em calda
250g de manteiga sem sal amolecida

Ingredientes para a cobertura

500g de chocolate meio amargo para cobertura
Água quente

Modo de fazer

Prepare os chocolates: Separe as quantidades do chocolate meio amargo para o recheio e para a cobertura. Com uma faca afiada raspe sobre uma tábua todos chocolates até virarem lascas finas. Raspe cada um de uma vez. Coloque todo o chocolate meio amargo e branco picados para os recheios em duas tigelas diferentes e divida o chocolate para cobertura em 3 partes. Coloque duas partes em outra tigela e reserve o restante. Para a cobertura, primeiramente, será derretido somente duas partes.

DICA: A faca e a tábua devem estar completamente secas. Respingos de água podem vir a comprometer a qualidade do chocolate.

Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Prepare uma base: Forre uma assadeira ou uma tábua de corte com papel manteiga ou papel alumínio para colocar as trufas para secar.

Prepare a manteiga para o recheio escuro: Numa pequena panela ou no microondas derreta toda a manteiga até ficar líquida. Deixe esfriar e junte o licor de cerejas e misture bem para que fique uniforme. Reserve.

Prepare a manteiga para o recheio claro: Escorra e pique bem pequeno as cerejas em calda. Derreta a manteiga da mesma forma e junte as cerejas picadinhas. Misture bem e reserve.

Prepare os recheios: Faça cada recheio de uma vez. Aqueça o creme de leite até começar a borbulhar um pouco nos cantos, sem deixar que ferva. Vire-o sobre o chocolate meio amargo raspado e deixe por uns 5 minutos. O calor do creme derreterá o chocolate. Depois com um batedor de claras, mas sem bater para não formar bolhas de ar, misture o creme e o chocolate a partir do centro até que tudo esteja misturado e uniforme. Repita o mesmo processo com o chocolate branco.

Depois, para o recheio escuro junte a manteiga misturada ao licor e para o recheio claro junte a manteiga com as cerejas picadinhas. Mexa-os mais um pouco para voltar a ficar homogênios. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por +/- 1 hora para que fiquem firmes e depois, com uma colher, retire pequenas porções do recheio escuro e achate nas mãos, coloque por cima um pouco do recheio claro, feche e enrole bolinhas com as mãos. Coloque-as sobre uma superfície forrada com papel manteiga ou alumínio e volte com elas para a geladeira por mais meia hora, antes de colocar a cobertura, pois o calor natural das mãos amolece um pouco o recheio.

DICA: Se tiver uma tigela de inox será melhor para preparar o Ganache.

Derreta o chocolate para cobertura: Pode-se derreter chocolates em banho-maria ou no microondas.

Em banho-maria: Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba a tigela com o chocolate picado dentro. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Coloque sobre a água quente a tigela e aguarde até o chocolate começar a derreter. Então mexa com uma colher para ajudar no processo. Novamente tome cuidado para não respingar água no chocolate. Uma vez derretido, junte o chocolate picado que estava separado. Isso irá "resfriar" um pouco o chocolate dando-lhe maior brilho e resistência ao calor quando as trufas estiverem prontas. Mexa novamente até derreter tudo completamente.

No microondas: Para derreter o chocolate no microonda, use sempre a potência média. Para derretê-lo, coloque-o no microondas por 1:30 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derrreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e ficar homogênio. Junte o chocolate separado e continue mexendo para que derreta também. Da mesma forma, que no banho-maria, esta etapa servirá para melhorar a qualidade do chocolate.

Prepare as trufas: Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe as trufas no chocolate branco. Com cuidado, coloque-as sobre uma assadeira ou tábua forrada com papel alumínio e leve à geladeira por uns 5 minutos para secar. Se quiser uma casquinha mais grossa, repita a mesma operação outra vez.

Enquanto secam derreta o chocolate meio amargo para cobertura da mesma forma e coloque-o num saco com fecho 'ziper'. Feche-o bem, retirando o ar, e corte uma pequena pontinha em uma das extremidades inferiores do saco. Retire as trufas da geladeira e espremendo os sacos faça fios de chocolate, em zigue-zague ou espiral.

Volte à geladeira por mais 5 minutos. Depois retire e deixe-as secar por algumas horas em local fresco e arejado, longe do calor e do sol. Arrume as trufas em forminhas de papel e guarde na geladeira. Retire +/- meia hora antes de servir. Sirva em temperatura ambiente.

DICA:Use luvas para trabalhar com as trufas, assim evita deixar marcas na superfície, pois podem derreter ligeiramente com o calor das mãos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Canudinho de doce de leite

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de aguardente
3 colheres (sopa) de óleo ou gordura vegetal
1 lata de moça fiesta doce de leite com coco
Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo
Peneire a farinha
Faça uma cova no centro e coloque o sal, a aguardente, o óleo e 6 colheres (sopa) de água
Trabalhe até que a massa fique lisa e macia, soltando das mãos e do mármore
Deixe descansar por 20 minutos
Abra a massa bem fina
Corte tiras de 2 cm de largura
Enrole com elas as fôrmas de untadas
Não cubra totalmente o bico da fôrma, para desenforme com mais facilidade
Frite em óleo não muito quente, dourando por igual
Desenforme os canudinhos e recheie-os com moça fiesta doce de leite com coco
Polvilhe a massa com açúcar comum ou de confeiteiro

docinho de amêndoa

1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
1 colher de chá de manteiga
200g de amêndoas moída
manteiga para untar
200g de amêndoa triturada (para envolver os docinhos)
amêndoa cortada em lascas (para decorar)
Modo de preparo desta receita:

misture o leite condensado, as gemas e a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela
feito isso, misture as amêndoas moídas
então, despeje a massa em um pranto untado e deixe esfriar
por fim, enrole as bolinhas, passe-as pelas amêndoas trituradas e decore com uma amêndoa cortada em lascas

Docinhos de damasco



Ingredientes
300 g de damascos secos
1 colher (sopa) de açúcar
1 litro de água
2 xícaras de leite condensado
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (chá) de manteiga
Manteiga para untar
Cravos-da-índia para decorar
Receitas parecidas
Docinhos de banana-passa
Brigadeiro de milho e canela
Brigadeiro de limão
Docinhos de uva
Docinho de abacaxi
▼ Abrir
Modo de preparo
1. Coloque o damasco, o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo alto. Quanto ferver, espere 15 minutos e desligue o fogo.

2. Escorra a água numa peneira e deixe o damasco esfriar. Bata o leite condensado, o leite em pó e o damasco no liquidificador até que vire um purê homeogêneo.

3. Coloque a manteiga e o purê numa panela. Leve ao fogo alto e cozinhe por 10 minutos, mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela.

4. Retire do fogo, coloque em um prato e cubra com filme plástico. Espere esfriar.

5. Unte as mãos com um pouquinho de manteiga e com a ajuda de uma colher de chá, faça bolinhas de 2,5 cm com a massa. Repita o processo até finalizar a massa.

6. Coloque em forminhas de papel. Decore com um cravo-da-índia em cada docinho.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bala de Leite Ninho

Ingredientes

1 lata de leite ninho

1 lata de açucar (use a lata de leite ninho pra medir)

2 latas de leite condensado

Alguns sabores de suco em pó e/ou chocolate em pó.

Açucar colorido, Açucar Cristal ou Coco ralado para enfeitar

Modo de Preparo

Em uma vasilha Média, coloque a lata inteira de leite ninho e a lata de açucar. Não se assuste com a quantidade! Parece muito mas a receita não rende tanto. Coloque a primeira lata de leite condensado e misture com a ajuda de uma colher de madeira. Depois de misturar um pouco, coloque a outra lata e continue mexendo. Sim, estará meio duro, mas não adicione mais leite condensado achando que não ficará no ponto! Quando não conseguir mais trabalhar com a colher de madeira, use as mãos!
Pegue uma das partes e um dos sabores e vá misturando aos poucos. Não coloque todo o suco ou chocolate em pó de uma vez senão ficará tudo grudando! Vá amassando e misturando aos poucos.
Depois de misturar bem a parte, estenda em formato de nhoque e corte os pedacinhos para enrolar (eu preferi enrolar, como brigadeiro, ao invés de deixar em formato de bala de coco).
Faça a bolinha, passe no açúcar ou coco ralado e pronto! Está feito o doce!

Seguidores